19 maio 2009

Clitóris... Ser ou não Ser?

Freud acreditava que a mulher deveria transferir a fonte do prazer sexual originado no clitóris para a vagina, para que então ela fosse considerada sexualmente madura, já que o orgasmo clitoriano (na concepção de Freud) significava a inveja do pênis.

Com o trabalho iniciado por Kinsey (quem não conhece o trabalho que ele realizou sugiro que assista o filme "Kinsey" http://www.youtube.com/watch?v=ppZwSABxeYE ) ele percebeu que o clitóris tinha grande importância para alcançar o orgasmo, mas Kinsey acreditava que o orgasmo clitoriano era totalmente diferente do orgasmo vaginal.

Posteriormente Masters e Johnson começaram a defender que para qualquer tipo de orgasmo feminino acontecer era necessário a estimulação do clitóris. Essa estimulação pode acontecer durante a penetração peniana ou estimulação manual adequada. Isso porque o clitóris pode ser estimulado através da parte interna da vagina.

Durante as sessões que realizo com as minhas clientes ou cursos que dou aos homens, eles ficam impressionados com a complexidade no clitóris e do nervo clitoriano e a inúmera quantidade de orgasmos que podem ser alcançados através da estimulação bem realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário