02 setembro 2009

Como o ambiente influi na depressão, que é considerada a doença do mundo contemporâneo?

Hoje li uma reportagem com a Eda Tassara que é a coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção da USP. E aqui vai a resposta ao título:

"A depressão vem da impossibilidade de se superar limites, para atingir desejos, como também da incompreensão sobre esses desejos.

Não saber qual é o ideal a que se deve corresponder. Com isso, há o sentimento de fracasso e impotência. O ambiente influi porque exerce um controle de coisas que o indivíduo desconhece. O sistema cultural inclui excluindo. O sujeito organiza sua identidade avaliando se está mais ou menos perto desse parâmetro. É dessa forma, por exemplo, que se define a probreza (como um rótulo). A saída para esse ambiente opressor seria a mudança da ordem cultural ou do mundo externo, por meio da revolulção social. Muitos conseguem sair da depressão com a própria racionalidade e por meio da educação, mas outros dependerão de adoção de medicamentos, psicanálises ou terapias.

Mas o restabelecimento dependerá da profundidade da crise. Se for conjuntural, poderá ser superada. Quando é estrutural é mais difícil, pois está na identidade do sujeito, e exige tratamentos mais complexos."

Um comentário:

  1. Oi Anna, obrigada pela visita. É verdade, é difícil encontrar reichianos e terapeutas em geral online, sentia falta disso quando comecei meu blog.
    Parabens pelo Feminino Consciente, é um lindo trabalho... mulheres mais felizes farão um mundo mais feliz, não?
    Beijos

    ResponderExcluir